Resenha: Alice

cats

Olá meninas! Viajaram muito nessas férias? Pois eu sim, fui para tantos universos paralelos que foi difícil escolher somente um para ser o tema da resenha desse mês. Então, escolhi um livro que é mais que especial para a historia desse blog e das pessoas por traz dele.

Antes de tudo gostaria de explicar que o meu exemplar é um volume único e possui as duas histórias: “Aventuras de Alice no país das maravilhas” & “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá” (Sim, existe outra!). Eu li somente o primeiro por enquanto, então a resenha será focada nele.

cats - CópiaIndo ao que interessa! Como quase todo mundo já sabe,  a grande aventura de Alice começa em um dia comum. Ela estava sentada ao lado da irmã, que lia um livro, em uma ribanceira  quando vê um coelho de colete e relógio de bolso passando, como é uma menina extremamente curiosa, resolve segui-lo entrando em sua toca e se deparando com um mundo completamente diferente de qualquer coisa que já tenha visto. Na verdade, diferente de qualquer coisa que qualquer pessoa tenha visto.

É exatamente essa sesação que se tem ao cair na toca do coelho com Alice.  Quando se pensa neste livro, se tem a ideia de uma obra voltada para o público infantil, porém, quem começar a ler o livro com isso em mente vai levar um baque! Ao primeiro olhar a história é completamente insana, possui até algumas passagens bizarras ( como o capítulo onde uma cozinheira atira diversos utensilhos na duquesa e em seu bebezinho, enquanto esta canta “fale grosso com seu bebezinho, e espanque-o quando espirrar: porque ele é bem malandrinho, só o faz para azucrinar.”), contudo, analisando a obra com olhar mais crítico, pesquisando referências e etc, percebe-se que na verdade há muito mais metáforas, simbolismos e críticas a costumes de uma outra época do que a superfície de loucura deixa transparecer. O que me faz lembrar de uma frase do livro: “Tudo tem uma moral, é questão de saber encontrá-la”.

 Também é possivel ler o livro simplesmente por ler, para conhecer melhor as aventuras que tanto foram traduzidas, filmadas, interpretadas… no entanto, há 87 por cento de chances de chegar ao final do livro mais confuso que o chapeleiro.

Ao me deparar com esse universo surreal e mágico pensei, como pode uma história como essa ter cativado tantas pessoas e ser tão atual mesmo 150 anos após sua publicação?

 Enquanto lia o livro me peguei tentando encontar em cada personagem motivos para serem daquela forma, uma moral, ao passo que me perguntava: será que o autor quis dizer simplesmente o que disse? Nada sobre coisa alguma? Por isso o livro é tão amado e continua sendo atual no dias de hoje. Porque nós, os leitores o interpretamos da forma que nos convém. Essa interpretação muda cada vez que lemos o livro. Quando li a versão ilustrada aos 5 anos achei completamente mágica e fantástica, ao reler agora com 18 vi metáforas e questões não respondidas sobre o tempo e a loucura que vou levar para minha vida e tenho certeza que ao reler daqui a alguns anos o interpretarei de forma diferente.

Na minha interpretação os personagens são caricaturas de personalidades com as quais lidamos todos os dias. Vejo nas pessoas egocentricas e egoistas a rainha de copas em seu devaneio de que tem o poder de decapitar pessoas (na realidade nunca decapitou ninguém), nos gênios incompreendidos a singularidade do chapeleiro e nos rebeldes o espirito livre do gato de Cheshire, sempre sorrindo podendo aparecer e sumir quando bem entender e as vezes todos em uma pessoa só. Como em um trecho do livro onde a lagarta pergunta a Alice “Quem é você?” e Alice responde “Sei quem eu era quando levantei essa manhã, mas acho que já passei por várias mudanças desde então”.

“Não sou louco, minha realidade é apenas diferente da sua”. – Alice

Curiosidade: A animaçao da disney de 1951 mistura elementos dos dois livro em uma única história.

 cats2

Advertisements

2 thoughts on “Resenha: Alice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s